PT já admite o senador Aécio no segundo turno


PT já admite Aécio no segundo turno


Aécio pode surpreender, diz PT

http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2014/a%C3%A9cio-pode-surpreender-diz-pt-1.923915

Partido trabalha para obter vitória na primeira fase ou enfrentar o tucano novamente

A agenda-relâmpago da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), em Belo Horizonte, nesta segunda, serviu para a petista fazer uma avaliação ampla da reta final da sua campanha no país ao lado de correligionários mineiros. A passagem rápida pelo Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul da capital, ocasião em que a petista pediu votos, foi complementada por um almoço na casa de seu coordenador político em Minas, Walfrido Mares Guia.

A análise interna é que, enquanto a campanha presidencial esquenta, a candidata Marina Silva (PSB) derrete. Nesta segunda, ao lado do candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, Dilma corroborou o cenário mostrado por seus aliados, incluindo a equipe do sociólogo Marcos Coimbra, de que o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) pode surpreender e chegar ao segundo turno.

“Como a Marina caiu muito, acredita-se que ela deverá ficar em torno dos 20%. Quem cresce é o Aécio, apesar de isso estar ocorrendo lentamente. Estamos trabalhando com a possibilidade de vitória no primeiro turno. Se isso não acontecer, o adversário pode ser o Aécio”, confidenciou nesta segunda um petista.

O crescimento de Aécio e, consequentemente, a redução das intenções de voto em Marina, é visto como positivo para o PT. No início da campanha, petistas já haviam avaliado que o presidenciável do PSDB era um adversário “mais fraco”. Além disso, acreditam que as chances de Dilma em um segundo turno aumentariam, já que um apoio de Marina ao senador em uma segunda etapa de disputa “é considerado um passo complicado”, já que a socialista defende a chamada “nova política”.

Nesse domingo, durante debate na TV Record, Aécio disse ter certeza de que estará no segundo turno, levando em conta as pesquisas de intenção de voto que mostram uma queda de Marina.

Vitória. Se, por um lado, o PT trabalha com a hipótese de o senador tucano conseguir ir para o segundo turno, por outro, também acredita que ainda é possível vencer no primeiro. Segundo pesquisas internas, Dilma subiu quatro pontos, se aproximando do resultado ideal.

“Quase 40 milhões de pessoas saíram da miséria e aconteceu uma redução da desigualdade que alijava grande parte da população brasileira. Antes disso, a falta de oportunidades de ascensão social nunca havia sido enfrentada pelos governos. Os brasileiros não querem trocar essas conquistas por promessas e incertezas”, avalia Walfrido Mares Guia.

Nos Estados

Análise. PT também avalia que precisa se reestruturar por causa dos palanques nos Estados. A sigla pode ter aliados em 18 governos estaduais. Já Marina não teria estrutura de apoio e precisaria construir uma base.

Comentários