Aécio Neves presidente do PSDB : "A governança da Petrobrás está em xeque"


Aécio Neves : "A gorvernança da Petrobrás está em xeque"




Governança da Petrobras está em ‘xeque’, diz Aécio



Graça Foster disse que a aquisição de Pasadena 'não foi um bom negócio'.

Tucano disse que não foi à audiência porque que debaterá com Dilma.


O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta terça-feira (15) que a presidente da Petrobras, Graça Foster, é "respeitável" mas que a governança da empresa "está em xeque". A executiva, que participou de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, disse aos senadores que a aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas, "não foi um bom negócio".

O líder tucano disse que as explicações de Graça Foster não esvaziam a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a transação, estimada em US$ 1,25 bilhão, valor considerado alto pela própria executiva. A presença da chefe da petroleira, segundo o senador, "estimula" a instalação de uma comissão.

"A presidente da Petrobras é uma mulher respeitável. Não é ela que está em xeque, mas a governança da Petrobras. Há um fato. A governança da Petrobras está em xeque, assim como os fatos pontuais. Ela deixou claro que foi um mau negócio", disse Aécio Neves. "Ninguém questiona a Graça Foster na sua competência, na sua idoneidade. Mas, na governança, é falha, com diretores que tomam decisões com autonomia", concluiu.

Provável candidato à Presidência da República pelo PSDB, Neves não participou da audiência de Foster na comissão, que durou cerca de seis horas. O senador disse que a intenção foi evitar ser acusado de usar o depoimento como "palanque eleitoral" e lembrou que debaterá o assunto com Dilma Rousseff na TV, durante a campanha eleitoral deste ano.

"Eu tive um certo cuidado para não mostrar que esse é um tema eleitoral. Estou me preservando para o grande debate que pretendo ter com a chefe dela. Eu estava muito bem representado lá", afirmou.

Por outro lado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que Graça Foster "convenceu a todos", mas também não descartou a instalação de uma CPI, que está pendente de decisão do Supremo Tribunal Federal, tribunal a que governo e oposição recorreram para garantir a instalação da comissão que os interessa.

"Ela convenceu a todos de que está procedendo uma rigorosa investigação interna, colaborando com a Polícia Federal. A investigação política é adicional [da CPI], extraordinária, é uma decisão política", disse Calheiros.

Expresso MT

Comentários