Aécio Neves presidente do PSDB veste a camisa da campanha : "Moreno não, sou Negro"


Aécio veste a camisa da campanha : " Moreno não, sou Negro"



Fonte: Site do PSDB Nacional

Aécio Neves adere a campanha do Tucanafro Brasil: “Moreno não, sou negro!”

O Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, participou, nesta terça-feira (22), da reunião da Executiva Nacional do PSDB, em Brasília (DF).

Na ocasião, o presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves, vestiu a camisa da campanha “Moreno não, sou negro” e reforçou a importância das ações afirmativas para este povo.

Sendo o Brasil um país que ainda não está livre do racismo, Juvenal explicou que a campanha tem o objetivo de aumentar a autoestima dos afrodescendentes. “As pessoas costumam nos chamar de morenos escuros com medo de nos ofender. Não podemos ver as coisas dessa maneira. A cor da pele não denigre ninguém, somos negros, gostamos da nossa cor e somos felizes assim”, afirmou.

Ciente dos inúmeros desafios que temos nesta questão, Aécio é um dos nomes que reforçam a preocupação do PSDB com os negros. Em 2001, como presidente da Câmara dos Deputados, instalou a Comissão Especial do Estatuto da Igualdade Racial para debater o tema e propor ações.

Em 2004, durante seu mandato em Minas, foi estabelecido o sistema de cotas e reserva de vagas na UEMG e na Universidade de Montes Claros, que reservou 20% das vagas para candidatos afrodescendentes. No governo, realizou as 1° e 2° Conferências Estaduais de Promoção da Igualdade Racial, que resultaram na criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em 2009.

Outro ponto importante de sua administração foi a visibilidade concedida às comunidades quilombolas. Destaque para o programa de alfabetização “Cidadão Nota Dez”, que formou e remunerou professores quilombolas para alfabetizar integrantes da própria comunidade, assegurando que a cultura quilombola permanecesse preservada.

Foram realizados mutirões para erradicação do sub-registro civil e emissão de documentação civil básica como certidão de nascimento, casamento, carteira de trabalho, identidade e CPF. Ainda foi diagnosticada a situação sócia, econômica e cultural em 40 comunidades. “Aécio certamente é o nome da nossa política que mais pode contribuir para que tenhamos igualdade racial no Brasil. Porque, na verdade, a luta não é só do negro, é de todos”, completa Juvenal.

PSDB apoia Aécio Neves como nome de mudança para o Brasil

Na reunião, a Executiva Nacional do PSDB aprovou uma carta em apoio ao presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves. No texto, intitulado “Um novo tempo para o Brasil. Um novo Brasil para os brasileiros”, o partido diz que Aécio Neves é a alternativa para as mudanças que a sociedade deseja.

O manifesto foi lido pelo deputado federal Bruno Araújo (PE), vice-presidente nacional do PSDB, durante a reunião da executiva e contou com as assinaturas dos 27 presidentes regionais da legenda e representantes dos segmentos tucanos, como o Tucanafro Brasil e a Juventude Nacional.

Comentários

  1. "A cor da pele não denigre ninguém" pelo comentário do sujeito já dá para ver seu nível de (des)politização.

    ResponderExcluir

Postar um comentário